domingo, 12 de abril de 2015

Componentes básicos do motor Otto - Móveis - Continuação

Volante do Motor

Armazena e fornece energia para o sistema, compensando o
intervalo das explosões que ocorrem dentro do cilindro. Funciona como um estabilizador, evitando que o motor fique instável.


Árvore de Comando de Válvulas

Consiste num veio cilíndrico no qual estão fixados um conjunto de peças ovaladas, chamadas cames ou ressaltos, uma por válvula a controlar. Este veio tem um conjunto de apoios que asseguram a sua estabilidade durante o movimento rotativo a que é sujeito.
A rotação dos cames fixos ao eixo da árvore de cames vai provocar, de forma direta ou indireta (através de tirantes chamados balancins), a abertura das válvulas de admissão e de escape do motor. O fecho dessas válvulas é assegurado pelas molas de retorno.
A rotação da árvore de cames é controlada pelo movimento do virabrequim, ou diretamente, através de engrenagens, ou indiretamente através de uma corrente chamada "corrente de distribuição". No motor a quatro tempos a árvore de cames roda a metade da velocidade do virabrequim. No motor a dois tempos no geral não há árvore de comando, uma vez que a entrada e saída de gases do cilindro é feita através de janelas, e não de válvulas. Porém já existiram motores a 2 tempos com válvulas, e o seu comando era feito com a árvore de cames funcionando à mesma velocidade do virabrequim.

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