terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Motores de Combustão Interna - Motor Ciclo Otto 2 Tempos

1º Tempo - Aspiração e compressão

O pistão ao deslocar-se do PMI (Ponto Morto Inferior) ao PMS (Ponto Morto Superior), após cobrir a janela de descarga, começa a comprimir a mistura ar-combustível na parte superior do cilindro. Simultaneamente cria-se no cárter uma depressão que aspira a mistura através da janela de admissão. Um pouco antes do pistão chegar ao PMS, uma centelha elétrica é gerada na vela de ignição dando inicio a combustão da mistura comprimida.

2º Tempo - Combustão e descarga  

Quando a mistura comprimida entra em combustão, o pistão é empurrado para o PMI. Durante este deslocamento o pistão descobre inicialmente a janela de descarga expulsando parcialmente os gases da combustão. Quando descobre a janela auxiliar de admissão, a mistura que se encontra dentro do cárter flui para a parte superior do cilindro expulsando o resto dos gases queimados, enchendo-o com uma mistura nova.

Aplicações: Motocicletas, cortadores de grama, pequenas bombas, pequenos
motores de popa, etc. 

Bibliografia: Apostila Senai-Ba - Motores de Combustão Interna
                   Motores de Combustão Interna - PROF. ENGº. DURVAL PIZA DE OLIVEIRA JUNIOR
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