1º Tempo - Aspiração e compressão
O pistão ao deslocar-se do PMI (Ponto
Morto Inferior) ao PMS (Ponto Morto Superior), após cobrir a janela de
descarga, começa a comprimir a mistura ar-combustível na parte superior do
cilindro. Simultaneamente cria-se no cárter uma depressão que aspira a mistura
através da janela de admissão. Um pouco antes do pistão chegar ao PMS, uma
centelha elétrica é gerada na vela de ignição dando inicio a combustão da
mistura comprimida.
2º Tempo - Combustão e descarga
Quando a mistura comprimida entra em combustão,
o pistão é empurrado para o PMI. Durante este deslocamento o pistão descobre
inicialmente a janela de descarga expulsando parcialmente os gases da
combustão. Quando descobre a janela auxiliar de admissão, a mistura que se
encontra dentro do cárter flui para a parte superior do cilindro expulsando o
resto dos gases queimados, enchendo-o com uma mistura nova.
Aplicações: Motocicletas, cortadores de grama,
pequenas bombas, pequenos
motores de popa, etc.
Bibliografia: Apostila Senai-Ba - Motores
de Combustão Interna
Motores de Combustão Interna - PROF. ENGº.
DURVAL PIZA DE OLIVEIRA JUNIOR
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